Olá,
Uma nova postagem.
Mil coisas para escrever, mil sentimentos vividos e ando sem tempo e inspiração para colocar aqui. Vou tentar ser breve mas não superficial.
As primeiras semanas daqui são incríveis, por ser tudo novo a gente se sente maravilhado e amedrontado ao mesmo tempo. Minhas "maravilhações" de início foram até curiosas, coisas de brasileiro, como ver que o Red Bull custa 1,20 de euro - o que é super barato se comparado aos 7 reais do Brasil -, dá pra comprar 5 Kinder's Bueno com 2 euros, os supermercados não dão sacola e por inúmeras vezes esqueci de levar de casa e para não comprar outra (0,39 cents à 2 euros) acabei levando tudo na mão mesmo, você acha moedas o tempo todo no chão e diz a lenda irlandesa que isso é símbolo de sorte, descobre que pra ligar pro Brasil é 0,10 de euro o minuto, descobre que o centro é a região que mais tem estrangeiros, descobre que tem uns irlandeses intitulados "Knackers" (de pronúncia náquer) que odeiam os estrangeiros e promovem series de ataques onde ovos, tomates e pedras viram armas - mas isso é um assunto pra depois e pra não ser comentado com os pais -, vê que você não sabe nada de inglês, vê que você sabe tudo de inglês, tudo é antigo e as escadas parecem cenário de filmes de suspense, tem um pãozinho que chama "scone" que é viciante, as mães não são tão cuidadosas com seus bebês quanto as mães brasileiras, acha ridículo o penteado das irlandesas - elas fazem um coque gigante no topo da cabeça de forma que pareça super bagunçado, e de propósito -, descobre que os poloneses são loucos pra te pegar de jeito, que os indianos são fedidos, que os espanhóis são praga aqui e que os franceses são idolatrados. Brasileiros? Ah a gente é a gente né, a gente é futebol, é samba, é Carnaval, é Ronaldinho e é Rio de Janeiro, isso que é o brasileiro para o irlandês.
Quanto aos medos iniciais, variam de pessoa para pessoa porque depende muito da forma que você chegou aqui. Eu vim com pouco dinheiro (2mil euros) e fiquei inicialmente em hostel. Tem pessoas que vieram com mais grana ou menos grana, que ficaram em Host family, que locaram apê antes de viajarem...enfim. Sai do Brasil com 7 dias locados em um hostel que foi pego através do hostelworld.com e que ficava perto da escola, portanto, tínhamos que achar uma casa em uma semana ou teríamos que renovar dias no hostel o que não sairia muito barato. As 7 pernoites ficaram em 67,70 euros + 10% em dólares cobrado com antecedência no cartão de crédito.
Para encontrar apartamento ou casa, alguns sites são chave, como o daft.ie, por exemplo, mas optamos em procurar também nas comunidades do orkut:
http://www.orkut.com/Main#Community?rl=cpp&cmm=14202267 (Dublin - Irlanda), http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=112002494 (Brasileiros em Dublin 2011) e http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=379881 (Dublin para Brasileiros)
Nessas comunidades, além de encontrar muitas ofertas de vagas em apartamentos, você encontra serviços em geral: brasileiros que fazem manutenção de computadores, manicures, cabelereiras, costureiras, cozinheiras, ofertas de coisas que as pessoas estão deixando antes de ir embora, como secadores de cabelo, televisão, computadores, celulares... uma infinidade de coisas que todo brasileiro que se presa necessita. Tem até oferta de coxinha, anticoncepcional, pílula do dia seguinte, viagra, cigarro brasileiro, tudo!!
Enfim, no quinto dia encontramos um apartamento que fica super perto da escola, viemos fazer a visita, já havíamos visitado um, mas não deu certo e acabamos ficando com esse.
Depósito? O que é isso?!
Sim, é uma quantidade de dinheiro que você paga para "entrar" no apartamento juntamente com o aluguel e que você irá receber quando deixar a vaga para outra pessoa, é uma garantia de que a vaga estará sempre ocupada para que os outros moradores não tenham que arcar com as contas - aluguel, internet, energia elétrica - sozinhos. Portanto, você paga o depósito para a pessoa que passou a vaga para você e quando desistir de morar ali, quem ficar no seu lugar vai te dar o depósito também. Entenderam?
O nosso depósito foi de 200 euros, que é o mesmo preço do aluguel. Foi até engraçado no começo, porque as duas meninas anunciaram a vaga delas no dia 7 de março e no mesmo dia eu e minha amiga fechamos, por medo de não achar outra antes de deixar o Hostel, o problema é que elas iriam embora somente no dia 26 de março, e no dia 11 a gente entrou na casa e elas aceitaram dividir o espaço com a gente durante 15 dias, pense no que era essa casa com duas mulheres a mais. Pense no que era esse quarto! Mas foi legal, as meninas eram divertidas, engraçadas, claro que tinha uma richa ou outra que surgiu por motivo de banho em excesso, por bagunça.. coisas que todo mundo que divide um apartamento com desconhecidos têm que passar.
Pronto, tínhamos casa! Com a grana que trouxe eu viveria bem durante 3 meses, mas sem regalias, sem viagens e sem comer bem, portanto o próximo passo se tornou ENCONTRAR EMPREGO.
Que será o assunto do próximo post já que muita gente que quer vir para cá vem me perguntar sobre isso. Beijos e que Deus nos abençoe.
* http://www.hostelworld.com/ - para encontrar hostel
* http://www.daft.ie/ - para alugar apartamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário